Design de games é uma das carreiras que mais vem crescendo nos últimos anos, o designer de games é basicamente a pessoa que cria o conceito e projeta jogos. Mas a falta de pessoas qualificadas faz com que esse mercado não se desenvolva tão rápido quanto em outros países, como o Japão.
O principal mercado para o desenvolvimento de jogos são os video games e o computador, mas hoje em dia o desenvolvimento de jogos para celular tem se desenvolvido bastante. Como o curso de Design de Games é novo, grande parte dos profissionais que atuam hoje no mercado de desenvolvimento de games Brasileiro, são profissionais de informática, principalmente vindos do curso de Ciências da Computação, estes profissionais, em geral programadores, acabam cuidando também da criação do roteiro e da arte, por falta de outros profissionais, então muita gente acaba confundindo programador com designer de jogos.
ESPECIALIZAÇÕES DA CARREIRA
Roteirista
Os roteiristas são responsáveis pela criação do jogo, ou seja, ele que cria e escreve a história do jogo com coerencia, ele também é o responsável por fazer todo o roteiro, e precisa saber como fazer com que a pessoa que está jogando entenda e goste do jogo. Esse é o profissinal mais dificil de se encontrar no mercado, pois ele precisa ter muita criatividade e paciência. De acordo com o vici-presidente da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos no Brasil (Abragames), André Penha, “A indústria precisa de roteiristas e está investindo recursos próprios nos funcionários."
O mercado brasileiro tem uma demanda muito pequena nessa área de criação, por isso as empresas estão sempre de olho nos universitários, para ver se encontram algum aluno talentoso e disposto a entrar nessa área. Como a demanda é pequena e a procura é grande, as empresas brasileiras estão terceirizando boa parte de seus funcionários. Esse é um dos pontos positivos para quem quer entrar nessa área, pois existem muitas vagas para quem está qualificado. O salário ainda é pequeno, pode variar de R$ 2.000 a R$ 3.000, mas já que este ainda é um mercado em expansão no Brasil, com certeza a média salarial vai aumentar. Por isso, se você tem vontade e criatividade para trabalhar nessa área, invista em sua qualificação, que você poderá se dar bem.
Matt Costello - roteirista de Doom 3
Desenhista Conceitual ou Artista Gráfico
É uma especialização bem fácil de se entender, o nome já diz tudo. Basicamente esse é o profissional que vai dar vida aos roteiros, ele que cria os desenhos, faz os mapas, planetas, personagens, inimigos, armas, roupas e qualquer outro desenho que apareça no jogo, para poder deixar o jogo com mais atrativo, ou seja, tudo que você vê nos jogos, primeiramente passaram pela mão de um desenhista conceitual.
Para trabalhar nessa área, não é preciso estar formado em cursos tecnologicos, o importante é ter talento para desenhar, por isso boa parte desses profissionais vem dos cursos de desenho industrial ou artes pláticas, que são cursos que exigem muito disso.
Desenho conceitual do jogo Bio Shock 2
Profissional de Animação ou Modelador 3D
3DCanvas - programa para modelagem 3D
Hoje 90% dos jogos passam por esse profissional, até mesmo alguns jogos de celulares, por isso o modelador 3D é essencial para os jogos atualmente. Ele vai aperfeiçoar os modelos feitos pelos desenhistas conceituais e vai transferir tudo para o mundo tridimensional. Ele deve ter uma boa noção matemática e artística para poder criar a noção de profundidade, iluminação nos cenários, também é recomendavél ter alguma noção de programação.
É muito dificil encontrar cursos sobre essa área, aqui no Brasil, mas como a área de jogos está crescendo por aqui, então estão começando a aparecer algumas universidades que incluem esses cursos nas suas pós-graduações. Boa parte desses profissionais estão ligados não só aos jogos, mas também as produções cinematográficas.
Crysis - Um dos jogos com melhor qualidade gráfica já feito até hoje.
Programador de Games
Esse profissional atua na última parte de um jogo, ele vai unir todos os trabalhos dos outros profissionais e dar vida e movimento a tudo, tornando o jogo uma realidade. E ao contrario dos outros profissionais, esse precisa ter bem mais tecnica do que criatividade. Essa parte do desenvolvimento é demorada, e tecnica, por isso os programadores precisam ter paciência e tem que ter uma boa visão sobre tudo, pois eles tem que botar em códigos todas as coisas possiveis para se fazer no jogo.
Os programadores veêm basicamente do curso de Ciências da Computação. Esse é um curso com um elevado número de desistência, pois muitos entram no curso achando que é simples, mas quando percebem, é um curso muito complexo e que precisa de muita lógica. Por isso bons programadores também são um pouco difícil de se encontrar no mercado, mas é bem mais fácil de se encontrar do que as outras áreas sitadas anteriormente. E para quem quer atuar nessa parte, uma das linguagens de programação mais utilizadas para jogos ultimamente é C++ e Java.
Nenhum comentário:
Postar um comentário