24 de jul. de 2010

OK, agora fale num folego só


O nome do vulcão que atravancou o sistema aéreo na Europa ha alguns meses, O Eyjafjallajokull, ainda tem dado o que falar. Falar, na verdade, é força de expressão, pois o nome dele já enrolou a língua de muita gente. Mas, para quem está achando essa pronúncia difícil, tente dizer num fôlego só o nome desta cidade: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

O lugar existe mesmo. Fica no País de Gales, no Reino Unido. A palavra, de 58 letras, valeu o título de cidade com nome mais comprido do mundo. Está no Guinness Book. Além disso, o nome gigante é o principal atrativo turístico do lugar, que, por razões óbvias, ganhou um apelido: Llanfair.
Traduzindo para o português, Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch significa “Igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.
No embalo do sucesso de Llanfair, uma estação de trem do mesmo país tentou rivalizar com a cidade. Mas Gorsafawddacha’idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion não desbancou Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Derrotada, a estação passou a se chamar Golf Halt em 2006.
E você, tentou falar o nome da cidade e não conseguiu? Que vergonha! Essa menininha, Ellie, de 6 anos, consegue dizer o nome da cidade sem gaguejar. Tente aprender com ela:



Não deixem de comentar...fui :P

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

    tb tem essa!!!

    ResponderExcluir