Que no Brasil os jogos originais não são baratos não é novidade. Essa realidade se aplica a todas as principais plataformas disponíveis atualmente : PC, Wii, Xbox 360, PS 2 e PS 3 . Claro que de vez em quando há algumas promoções e ofertas, principalmente para PC, mas como diz o ditado, uma andorinha não faz verão.
O fator acusado de ser o maior vilão dessa história é a velha conhecida carga tributária brasileira. Sem dúvida, a cascata de impostos que todo produto é submetido aqui nas terras tupiniquins, distorce muito o preço ao consumidor final.
Um dos principais argumentos daqueles que defendem a pirataria para jogos está exatamente no preço dos jogos e acessórios. Com frequência vemos proprietário de consoles e computadores alegando que o preço praticado pelas lojas é alto demais e a pirataria torna-se a única saída financeiramente aceitável para se jogar os games .Contudo, esses mesmos jogadores afirmam que se os preços fossem “justos” eles seriam capazes de abandonar os seus “backups” e aderir ao mercado formal. Mas quanto seria esse preço justo?
No Brasil, a carga tributária sobre os jogos é aplicada em forma de cascata, ou seja, a alíquota de um imposto incide sobre o anterior. Em outras palavras, cada contribuição será cobrada sobre o valor anterior a ela, não ao valor original do produto. Sendo assim, os impostos que caem sobre um jogo importado são (nesta ordem):
1 – Imposto de Importação (II): 16%
2 – Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): 15%
3 – Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/COFINS): 9,25%
4 - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): 18% (base SP).
Somando-se a esses impostos há o lucro e o custo do revendedor, que são adicionados entre os itens 3 e 4, ou seja, antes do ICMS. Para efeito de cálculo, consideraremos uma margem de lucro bruto de 30%, que vise cobrir os custos de venda e a lucro líquido real.
Para darmos a dimensão de qual o preço seria o ideal, montemos uma tabela com os supostos “custos de compra” do jogo importado. De forma mais clara, a primeira coluna mostra quanto o jogos custou no fornecedor internacional e quanto e por quanto ele chega às mãos do consumidor. Lembrando que esse “custo do fornecedor” deve incluir todos os custos de produção, fabricação e distribuição do game.
Dado: Cotação do dólar em R$1,70
Custo (US$) Custo (R$) Valor Final Valor (s/imp.)
$1,00 | $1,70 | $3,80 | $4,42 |
$5,00 | $8,50 | $19,00 | $11,05 |
$20,00 | $34,00 | $76,01 | $44,20 |
$50,00 | $85,00 | $190,03 | $110,50 |
Analisando esses dados conclui-se que a cada R$1,00 pago lá fora, o consumidor tem que pagar R$2,24 na prateleira, o que significa um acréscimo de 124% para pagar lucros e impostos aqui no Brasil.
Agora fica a questão : COM BASE NESSES VALORES, QUAL SERIA O PREÇO JUSTO A SER COBRADO? SE NÃO HOUVESSE IMPOSTOS, VOCÊ ABANDONARIA A PIRATARIA?
fonte :Gamevicio.
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