22 de ago. de 2010
Entenda a Tecnologia WebGL que está chegando nos navegadores de Internet
A Khronos Group, consórcio responsável pelas especificações de linguagens como OpenGL e OpenCL, desenvolveu rapidamente um novo padrão chamado WebGL que permitirá a exploração nativa 3D através de um navegador Web.
Revelado na última segunda-feira durante a SIGGRAPH, o WebGL tem apoio das NVIDIA e AMD, principais fabricantes de placas gráficas dedicadas e algumas companhias como Mozilla, Google, Ericsson e Opera Software.
Entedendo como é :
Segundo a Khronos Group, o WebGL é um padrão de permite controlar, por intermédio do JavaScript, pacotes OpenGL ES 2.0 no navegador. Aproveitando-se dos progressos trazidos pelo HTML 5, a começar pelo elemento Canvas que permite tornar dinâmicas imagens bitmap via scripts. A renderização 3D será efetuada pela placa gráfica.
A Google e a Mozilla, cada qual para seu lado, desenvolveram projetos nesse sentido. A primeira trouxe um plug-in experimental, o O3D, enquanto a segunda propõe o Canvas 3D JS Library (C3DL), uma biblioteca que oferece funções similares. De acordo com a Khronos Group, esse padrão será implantado rapidamente. As especificações finais do WebGL poderão aparecer no decorrer do primeiro semestre de 2010.
Para você testar esta tecnologia o mozila já liberou sua versao beta em seu site enquanto o 7 navegador do google ,está disponível atualmentena versão pre-beta que já conta com o suporte para renderização de elementos gráficos acelerada via GPU,clicando aque você pode baixa-lo.
Será acessível a todos, sem necessitar pagamento de licença !"
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